quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rumo de tropa


Pintura de Jean León Palliére














"vou troteando na vida
por mais que seja aguerrida
não descuido da minha lida
vou levando minha tropilha

não esqueço da partida
e da dor da despedida
do meu rancho, minha guarida
e da minha chinoca querida

esporeio meu cavalo
sem parada ou intervalo
sem nenhum trancaço pialo
que apareça por regalo

boleio a perna somente
com bom motivo, vivente
por certas razões a gente
ata o pingo bem contente

no caminho há encruzilhadas
pastos, postos e invernadas
hospedarias, boas aguadas
pra se fazer as paradas

mas não largo meu semblante
de bom tropeiro andante
não me  assusto com levante
chuva ou sol sufocante

sigo o rumo com meus bicho
sem distração ou capricho
gaita, carpeta ou bolicho
carreira, trago ou bochincho

descansarei no meu lar
do caminho e desse andar
que estou a falquejar
há tantos meses, sem cessar

e quando eu chegar lá
nos pelegos vou deitar
e pra minha prenda vou falar
que voltei ao meu lugar"

Por: B. Farias (14/06/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário